Você sabia que a orelha de abano pode causar vários problemas para crianças e adultos? Muitas pessoas com esse problema sofrem com baixa de auto estima, gozações e bulling, chegando até mesmo a levar a baixo rendimento escolar ou dificuldades no trabalho.
O que fazer?
Geralmente é possível fazer uma correção cirúrgica chamada otoplastia.
Quando fazer?
A partir dos 5 a 7 anos ela já pode ser feita, pois a orelha está completamente formada e com tamanho praticamente igual ao adulto. Adultos também podem fazer essa cirurgia.
Como é feita a otoplastia?
É feita uma incisão pequena atrás da orelha. São realizados pontos para moldar e fixar a orelha no tamanho desejado. Em alguns casos é preciso remover um pedaço da concha, que é uma cartilagem da orelha. Isso proporciona uma dobra mais natural e aparência final mais harmônica.
A cirurgia deixa cicatriz?
A cicatriz é mínima e fica atrás da orelha, praticamente imperceptível.
O que preciso cuidar após a cirurgia?
Após a cirurgia, é preciso fazer curativos com limpeza local e usar uma faixa, para sustentar a nova posição da orelha durante o início da cicatrização.
Mas é preciso anestesia geral?
Em adultos pode ser feita com anestesia local. Para criança o mais confortável é estar em sono profundo sem sentir dores e nem se lembrar da cirurgia
Existe alguma preparação antes da cirurgia?
É importante seguir o jejum pré-operatório que costuma ser de 8 horas. O ideal também é conversar bastante com a criança, esclarecendo sobre o procedimento.
Existe algum riso de complicação?
Os riscos se tornam pequenos e são pouco frequentes se for feita uma correta avaliação pré-operatória, planejamento adequado e cuidado pós-operatório correto. Entre as possíveis intercorrências e complicações estão: hematoma, infecção, quelóide, retrações, alterações de sensibilidade, assimetrias e pequenas imperfeições, reação alergia, complicações relacionadas ao ato anestésico, necessidade de um novo procedimento cirúrgico para retoque.
Quais os benefícios do procedimento?
A otoplastia pode proporcionar uma aparência mais harmoniosa e natural do rosto pois gera maior equilíbrio e proporção entre as orelhas e a face.
Os benefícios da cirurgia vão muito além daqueles estéticos pois melhora a autoestima do paciente o que é muito importante, inclusive, no caso de crianças que se tornam alvo de brincadeiras e apelidos maldosos.
E se meu bebê já nasceu com orelha de abano? Tenho que esperar até os 7 anos? Ou posso fazer alguma coisa antes?
Atualmente a técnica de MOLDAGEM tem se tornado uma opção atraente. Essa técnica utiliza um molde aplicado na orelha do bebê com um adesivo para corrigir a orelha de abano. Não envolve cortes e pode ser feito em consultório. O uso do molde não provoca dor nem causa qualquer desconforto e deve ser usado por 4 a 6 semanas. Esse tratamento é recomendado nos primeiros 30 dias de vida do bebê e tem trazido resultados bastante satisfatórios.
댓글